Pages

Polícia militar mais próxima da comunidade

A partir da próxima semana a Polícia MIlitar de Criciúma coloca em atividade um programa de setorização da segurança na cidade. Trata-se do Programa de Setorização da Polícia Militar, que foi lançado nessa terça-feira e vai concentrar em dez bairros pequenas sedes da PM para facilitar o acesso dos moradores à polícia. O objetivo do programa, segundo o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Cabral, "é o comprometimento da organização policial com a comunidade, além da descentralização de autoridade e de responsabilidade do policiamento e resolução preventiva dos problemas de segurança pública".

Líderes comunitários e políticos participaram da Sessão Ordinária Itinerante da Câmara de Vereadores de Criciúma, que foi realizada no 9º Batalhão da PM por conta do lançamento do programa. “Para que tudo ocorra, precisamos basicamente de mais 60 policiais até o fim de 2014”, ressalta Cabral. As atividades são divididas em dez setores de policiamento. Cada setor será comandado por um policial militar graduado. Além da Quarta Linha, os bairros Próspera, Renascer, Comerciário, Centro, Rio Maina, São Luiz, Santa Luzia, Pinheirinho e Teresa Cristina contarão com a setorização.

“Contaremos com a possibilidade de ter as comunidades participando com a polícia, dando apoio e ajudando a construir a segurança. Vamos começar algumas fases da setorização na próxima semana, iniciando pelo bairro Quarta Linha”, explica Cabral. De acordo o comandante da 6º Região, o coronel Ed’Oner Paes de Sá, com a setorização, as pessoas não precisarão se dirigir até o batalhão. “Quem vai fazer ou executar a ação será o policial que estará em determinado bairro. É um policiamento que traz resultados pela parceria existente”.

O programa tem a parceria da prefeitura de Criciúma, da Câmara de Vereadores, da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL), da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), da Gerência Regional de Educação (Gered), entre outras entidades.
 —